-
Arquitetos: TAISEI DESIGN Planners Architects & Engineers
- Área: 4741 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Kenchikusya, NEW HIROSHIMA GATEPARK, DRONE CREATE Co.,Ltd.
-
Fabricantes: TAJIMA ROOFING, TOKAI COLOR, Taiyo Kogyo
Passando memórias e moldando uma cultura ao ar livre - O terreno do projeto, que está localizado no lado norte do Parque Memorial da Paz de Hiroshima, é a antiga localização do Estádio Cívico de Hiroshima, um símbolo da restauração pós-guerra. Trabalhando com o conjunto de empreendedores selecionado através do programa Park–PFI (Iniciativa de Financiamento Privado de Parques), formulamos uma política de transformar o antigo espaço do campo de beisebol em um local para estimular a atividade - um lugar que cria atividades diárias animadas e estimula as pessoas a sair moldando uma cultura ao ar livre (Osoto Bunka) para desfrutar de atividades e ao mesmo tempo passar a história profundamente marcada do local para as gerações futuras.
Projetado para formar uma estrutura de três anéis consistindo de uma praça de eventos, uma zona de lojas e um cinturão verde, o Parque Hiroshima Gate tem um espaço de eventos em seu centro, várias lojas ao redor e um cinturão verde que forma uma zona periférica. O parque é projetado para lembrar as pessoas da escala do campo de beisebol traçando seu contorno e passar as memórias do campo de beisebol reproduzindo objetos de memorabilia, como a base do campo em sua posição original e usando restos de assentos das arquibancadas como bancos.
Adjacente à estrutura está uma avenida que marca visualmente o Eixo da Paz do Parque Memorial da Paz. Na extremidade norte da avenida, há uma colina em cascata equipada com itens de playground, destinada a formar uma paisagem que ajuda as crianças a garantir a paz mundial no futuro, com a qual o falecido arquiteto Kenzo Tange costumava sonhar. Ao elaborar as plantas arquitetônicas, foi necessário garantir que nenhum dos prédios adjacentes fosse visível ao observar a Cúpula da Bomba Atômica do Parque Memorial da Paz. Também houve uma restrição de custo inicial do ponto de vista da depreciação de acordo com as disposições dos regulamentos Park-PFI, pois os edifícios deveriam ser demolidos 20 anos após o início das obras de construção.
Para resolver essas questões, decidimos optar por estruturas de madeira de baixo perfil separadas como edifícios de lojas. Um total de oito lojas foram planejadas. Dessas construções, cinco foram projetadas para ter uma área total não superior a 500 m², a fim de evitar restrições de resistência ao fogo dentro de uma zona de prevenção de incêndios, e os três prédios restantes foram projetados para atender aos requisitos de construção de resistência ao fogo (b)-1 de acordo com a Lei de Padrões de Construção, de modo que nenhuma parte de suas estruturas seja inflamável. Esses detalhes de projeto viabilizaram construir edifícios econômicos que podem ser construídos apenas com materiais disponíveis comercialmente e que podem ser facilmente demolidos.
As fachadas das lojas foram construídas com colunas de madeira em forma de árvore para formar espaços sob beirais que são harmoniosos com a paisagem do parque, e os proprietários das mesmas foram incentivados a utilizar comercialmente o espaço ao ar livre. Um grande telhado foi proposto no cruzamento do grupo de lojas e do Eixo da Paz, para que possa ser usado em estreita associação com as lojas. Bancos em forma de fita foram colocados entre a praça de eventos e as lojas para alcançar uma transição gradual entre o parque e as instalações comerciais.